No Marketing Digital, jornalistas descobrem novo “lead”
A atuação dos jornalistas no Marketing Digital exige que os profissionais aprendam técnicas, ferramentas e termos que, até então, não faziam parte de seu universo. Uma dessas expressões é o lead.
Nas primeiras aulas da faculdade de Jornalismo, descobrimos que lead (ou “lide”) é o trecho que introduz o leitor no texto e prende sua atenção. Normalmente faz parte do primeiro parágrafo de uma reportagem e responde as clássicas seis perguntas: o que, quem, quando, como, onde e por que.
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No Marketing Digital, entretanto, o lead é um potencial cliente, alguém que demonstrou interesse real por um produto ou serviço. Portanto, em nada tem a ver com o lead jornalístico.
Marketing Digital: a diferença entre visitante e lead
Quando o usuário acessa um site e só navega, sem se cadastrar para receber as novidades por e-mail ou sem baixar um e-book, ele é um visitante. Mas, quando alguém deixa seus contatos, seja para solicitar o recebimento de newsletters, pedir mais informações ou fazer o download de um material gratuito, ele é mais que visitante. É um lead.
Então, com os dados que o lead envia, como nome, e-mail e/ou número de WhatsApp, as marcas podem se relacionar com esse potencial consumidor. E, com esse relacionamento, aumentam (e muito!) as chances de vender. Vale sempre lembrar que vendas é o objetivo final na maioria dos casos. A exceção é quando o foco é apenas branding e fortalecimento de marca.
É por essa razão que no Marketing Digital uma parte muito importante do trabalho envolve a intensa geração de leads. E como se consegue isso? Normalmente com produção de conteúdo, o que é ótimo para nós, jornalistas.
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