Storytelling para jornalistas: como usar esta arte nas redes sociais
Cada vez mais se fala em storytelling para jornalistas. E a conexão faz sentido por dois motivos. O primeiro é que, nos últimos anos, com o boom do Marketing Digital, esta técnica passou a ser ainda mais usada.
E, além disso, os profissionais formados em Jornalismo têm, em sua essência, o dom de contar histórias. Portanto, unir esse talento com o storytelling faz os jornalistas aumentarem seu valor de mercado.
Nas redes sociais é comum ver o uso da estratégia. Isso porque é um conteúdo humanizado, com alto poder de viralização e engajamento.
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Escolha os personagens da sua história
O storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias. E um conteúdo assim tem alto poder de envolvimento, porque as redes sociais são, antes de qualquer coisa, canais de relacionamento. Os usuários que utilizam essas ferramentas estão ali para criar laços com outras pessoas, personalidades que admiram e marcas.
Por isso, o primeiro passo é definir os personagens de cada história. Eles podem ser, por exemplo, os fundadores ou idealizadores da empresa. Esta é uma estratégia muito usada principalmente quando uma marca está chegando ao mercado e precisa transmitir sua missão e seus valores ao público.
Também podem ser os colaboradores, como funcionários que trabalham na empresa há muito tempo e acabam sendo embaixadores espontâneos da marca. E, claro, os clientes também devem ser transformados em porta-vozes, já que geram uma maior identificação com o público.
Storytelling para jornalistas: utilize a emoção
Quando usado por jornalistas, o storytelling tem um forte apelo emocional. Alegria, curiosidade e superação são alguns sentimentos que podem ser gerados numa história.
O importante é que o resultado final proporcione ao público uma reação positiva ou uma reflexão. São essas mensagens que geram maior engajamento e têm alto potencial de viralização.
E, para isso, não é necessário uma grande produção. Podemos criar mensagens poderosas em formatos simples, como um texto com imagem, um vídeo, uma live e até mesmo um carrossel de fotos. O que importa, no final, é que a história seja genuína!
Tenha um roteiro bem estruturado
Para criar um conteúdo com storytelling, os jornalistas precisam elaborar um roteiro. Isso facilitará demais o processo. E, aqui, entram nossas habilidades de criação e de transformar ideias em histórias incríveis.
Fazendo uma relação com o Jornalismo, quando escrevemos uma reportagem ou produzimos uma matéria de TV ou rádio, estamos, de certa forma, contando uma história.
O dom você já tem. Agora é aplicar o storytelling nas redes sociais.
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