O curso de Copywriting para jornalistas é o mais novo treinamento da Escola Digitalista! Ele surgiu com o objetivo de preparar profissionais para um novo e promissor mercado de trabalho.
Gosta de escrever e tem talento para isso? Então este é o curso certo para você! Na capacitação, o professor Almir Rizzatti mostra como você vai usar seu dom para criar materiais persuasivos.
Essa é uma excelente oportunidade para profissionais que estão em busca de novos desafios ou desejam se adaptar ao novo mercado digital. Também é indicado para quem já tem anos de experiência, mas hoje busca recolocação.
Benefícios do Copywriting

O copywriter utiliza o dom das palavras para criar diferentes materiais persuasivos, com o grande objetivo de influenciar consumidores a realizarem uma ação. Pode ser desde curtir um simples post nas redes sociais, realizar um download ou até comprar um produto, por exemplo.
A ação depende dos objetivos da campanha, mas a técnica é geralmente utilizada para aumentar as vendas. Por isso, esses profissionais são altamente desejados por empresas de diferentes portes e segmentos.
O foco está em construir conteúdos de mais qualidade e atratividade. Pode-se fazer diversos tipos de textos para diferentes plataformas e infoprodutos, como newsletters, e-books ou mesmo roteiros para vídeos ou podcasts.
O copywriting também ajuda a melhorar o posicionamento dentro do Google. Unindo essa técnica com o SEO, é possível aumentar o tráfego para sites e páginas de modo totalmente orgânico.
Além disso, ele também aumenta o engajamento e alcance das publicações. Isso porque entrega um conteúdo relevante, informativo e que causa impacto no público-alvo.
Outros benefícios do copywriting são:
– Aumentar a autoridade
– Gerar leads de qualidade
– Estreitar relações entre empresas e consumidores
– Trazer mais notoriedade para qualquer negócio
– Aumentar a taxa de conversão
– Entregar conteúdos mais criativos e interessantes
Conheça o curso de Copywriting para jornalistas
Nosso curso de Copywriting para jornalistas tem mais de 14 horas de conteúdo! Ele é totalmente customizado e pensado para atender as necessidades dos comunicadores, pois é elaborado por um especialista da área, o jornalista Almir Rizzatto.
O treinamento é baseado em uma técnica de ensino que tem como base a linguagem simples e o dinamismo. Qualquer um pode acompanhar o curso, mesmo que não tenha conhecimentos sobre a área.
As aulas são de curta duração e 100% online. Você pode organizar facilmente seu cronograma de estudos e consumir o conteúdo quando for mais conveniente, acessando a plataforma 24 horas por dia, durante o prazo de estudo.
Durante todo esse processo, o instrutor do curso te acompanhará de perto, respondendo suas dúvidas e interagindo por meio do aplicativo de ensino. Outra vantagem é que você ainda pode interagir com outros alunos e aproveitar para ampliar sua rede de contatos.
Além de te preparar para o mercado de trabalho, o treinamento também incentiva o empreendedorismo. Existem aulas que abordam como fazer a precificação e usar sua expertise para conquistar os primeiros clientes.
E, ao fim do treinamento, todos os alunos recebem certificado. Ele será de grande valia para comprovar seu conhecimento e enriquecer ainda mais o currículo e LinkedIn.
Confira o conteúdo programático do curso:
– Apresentação e introdução
. Boas-vindas
. Apresentação
. O que é copywriting?
. Por que jornalistas devem dominar o copywriting?
. Onde o copywriting é aplicado?
. Termos importantes de copywriting
– Pesquisa
. A importância da pesquisa antes da escrita do copy
. Características das personas para descobrir
. Tipos de conteúdo para pesquisar
. Onde fazer pesquisas sobre conteúdo
. Como criar suas próprias pesquisas
. Ferramenta gratuita para criar sua pesquisa do zero
– Big Idea
. O que é a Big Idea?
. As emoções presentes numa Big Idea
. Como surge uma Big Idea?
. As características de uma Big Idea
. Cases
– A escala de consciência
. Visão geral sobre a escala
. Como lidar com público inconsciente
. Como lidar com público consciente do problema
. Como lidar com público consciente da solução
. Como lidar com público consciente do produto
. Como lidar com público consciente
– Estrutura de um copy
. Visão geral
. (Outras 7 aulas secretas detalhando a estrutura)
– Gatilhos mentais
. O que são e como usar?
. (Outras 9 aulas secretas detalhando os variados gatilhos)
– Ajustes finais e pós-copy
. Revisão do texto
. Leitura pela persona
. Análise das métricas
– Remuneração e contrato
. Formas de remuneração como copywriter
. Salários
. Precificação
. Como conquistar clientes
. Modelo de contrato
– Encerramento
. Obrigado e parabéns!
. Avalie o curso
. Certificado do curso
Sobre o professor Almir Rizzatto
Almir Rizzatto é jornalista especializado em Marketing Digital, empreendedor e instrutor de cursos. Ele também é fundador da RZT Comunicação e Treinamentos e idealizador da Escola Digitalista.
Iniciou sua carreira na Folha Online e foi subeditor e editor no portal Terra. Em 2016, criou sua própria agência e, dez anos depois, lançou seu primeiro treinamento.
Com seus cursos, ajudou milhares de jornalistas a desenvolverem suas habilidades e se qualificarem para o novo mercado de trabalho. Já ministrou aulas para dezenas de turmas no formato online e presencial.
Seu grande objetivo é fazer com que profissionais de comunicação tenham mais conhecimentos sobre o meio digital, mostrando que existe um mundo de possibilidades além do jornalismo tradicional. A intenção é apostar na qualificação para garantir que todos os alunos tenham acesso a melhores oportunidades profissionais.