5 cuidados na hora de usar a Inteligência Artificial em seus conteúdos
Usar a Inteligência Artificial na produção de conteúdos já faz parte da rotina de muitos profissionais de comunicação. E não há nenhum problema nisso, desde que você adote a tecnologia da forma correta e tome alguns cuidados.
Neste artigo, listo 5 pontos nos quais você deve ter atenção:
1. Confirme as informações em diversas fontes. Não confie 100% na Inteligência Artificial. Cruze os resultados gerados pelas ferramentas com canais confiáveis. Já me deparei com informações completamente erradas geradas por IA. Ou seja, a revisão humana ainda é (muito!) necessária.
Quer dominar a IA? Então inscreva-se nos cursos:
Presencial, em São Paulo | Online, com aulas gravadas
2. Atente-se às informações desatualizadas. O ChatGPT, usado por muitos para produzir textos, traz em sua base dados até setembro de 2021 (pelo menos até a data de hoje, quando escrevo este artigo). Portanto, não é o modelo de IA ideal para materiais com números, estatísticas… Neste caso, prefira o Gemini, do Google.
3. Não use na íntegra os conteúdos gerados pela IA. As ferramentas geram resultados com base em um vasto conjunto de dados, o que pode incluir material protegido por direitos autorais. Então, sempre que necessário, pesquise em fontes externas para não ferir uma eventual propriedade intelectual de conteúdo.
4. Seja honesto e transparente com seu público. Caso identifique que a Inteligência Artificial usou informações de uma determinada fonte, seja ela uma pessoa/profissional, veículo de comunicação, instituição, estudo, pesquisa ou qualquer outra, dê o crédito. Se você gerou uma imagem, áudio ou vídeo através da IA, dê o crédito. O mesmo vale para textos.
5. Coloque seu estilo e sua “voz” no conteúdo. Cada pessoa tem um tom de escrita. E o material, seja ele um artigo, áudio, vídeo ou apresentação, precisa ter a sua “voz”. Portanto, não se limite ao que a IA produz. Caso contrário, seu público vai perceber. Você até pode usar as ideias geradas pelas ferramentas, mas deixe o conteúdo com a sua cara.
Com esses cinco cuidados básicos, você vai produzir materiais de forma correta, ética e de qualidade. E usando, claro, a Inteligência Artificial.
Quer dominar a IA? Então inscreva-se nos cursos:
Presencial, em São Paulo | Online, com aulas gravadas