Assessor de imprensa precisa aprender Marketing Digital
Na nova era da comunicação, uma coisa é certa: o assessor de imprensa precisa aprender Marketing Digital. Digo isso até por uma questão de sobrevivência. O jornalista que não vê nenhuma ligação entre essas áreas tem que rever urgentemente este conceito.
Com as mudanças na forma como as empresas estão se comunicando, a integração entre todos os braços da Comunicação e do Marketing é fundamental. Isso, por si, já explica a necessidade de capacitação em Marketing Digital para jornalistas.
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
E o conhecimento não é apenas para que o assessor entenda o que o departamento de Marketing, por exemplo, espera com as aparições da empresa na mídia. Serve, também, para que você esteja pronto para prestar serviços de Marketing Digital para o cliente ou a organização na qual atua. Mais cedo ou mais tarde surgirá essa possibilidade e é preciso estar pronto.
Por que o assessor de imprensa precisa aprender Marketing Digital?
1) Assessor de imprensa precisa aprender Marketing Digital: os clientes não se contentam mais com “apenas” exposição. Eles querem vender
Você já conseguiu um excelente espaço na mídia para um cliente e teve, como feedback dele, algo como, por exemplo: “Bacana, mas não recebi nenhum contato por essa aparição”? Eu já tive essa desagradável experiência, e mais de uma vez.
Sim, por mais que expliquemos o conceito de assessoria de imprensa, a questão do fortalecimento da marca, da mídia espontânea, ainda ouvimos reclamações desse tipo. E o motivo é simples. O cliente quer vender, quer ganhar dinheiro, quer resultado concreto, em suma.
Por isso, é cada vez mais difícil trabalhar somente com assessoria. É preciso, então, atuar paralelamente com Marketing Digital para gerar leads.
2) Assessor de imprensa precisa aprender Marketing Digital: os clientes priorizam profissionais/agências que ofereçam um mix de serviços
Ser capaz de atender as diversas demandas do mercado é um diferencial, um grande atrativo. Dificilmente você verá um cliente disposto a te contratar para assessoria, fechar com outra agência para produzir conteúdo para o site, acertar com uma terceira para gerenciar as redes sociais e ainda ter um quarto fornecedor para fazer e-books. Isso, além de insano para o cliente administrar no dia a dia, torna o processo muito mais caro.
Então, você tem que estar preparado para atender todas as necessidades. Claro que dentro do que for possível, sem comprometer a qualidade do atendimento e dos serviços. Por isso o senso de parceria é tão fundamental nesta nova era da comunicação digital, na era das agências full service. Você pode repassar o job para um colaborador ou mesmo terceirizar para outra agência, mantendo tudo debaixo da sua “asa”.
Centralizar tudo em você vai gerar mais conforto, economia e segurança ao cliente, como resultado.
3) Assessor de imprensa precisa aprender Marketing Digital: o assessor de imprensa precisa escrever artigos e releases com técnicas de SEO
O Google é a maior vitrine para qualquer negócio. E como muitos artigos e releases enviados para a imprensa são publicados na íntegra na internet, seja em blogs ou sites, é muito importante que eles tenham técnicas de SEO.
Ou seja, os materiais precisam ser escritos de forma para rankear bem nos buscadores. De nada adianta o texto estar impecável se não for otimizado para se posicionar nas primeiras páginas no Google. Lembre-se: o cliente quer vender, quer contatos, quer leads.
Novos tempos, novas formas de comunicação, portanto.
4) Assessor de imprensa precisa aprender Marketing Digital: Marketing Digital não é assessoria de imprensa e assessoria de imprensa não é Marketing Digital
Isso parece óbvio, mas, na prática… Inclusive porque a tendência é abraçarmos outros serviços, como produção de conteúdo para blogs e gerenciamento de redes sociais, como se fizessem parte das atribuições de assessor de imprensa. Tudo para “não perder o cliente”.
Já os clientes, muitas vezes, desconhecem as tarefas do assessor e acham que tudo que se refere à comunicação é responsabilidade do assessor.
E é aí que precisamos entrar em ação e nos posicionar, educar o mercado. São serviços independentes. Complementares, sim, e totalmente possíveis de serem realizados por um mesmo jornalista ou agência, mas que precisam ser negociados um a um.
Não podemos prestar diversos serviços e sermos remunerados por um. Caso contrário, o assessor de imprensa viverá o mesmo problema que colegas de redação estão passando, cada vez mais sobrecarregados e sem a devida remuneração. Mas essa valorização depende muito de nós.
Consultoria
Se você tem uma agência (mesmo que seja uma “eugência”) e precisa de ajuda para implementar serviços de Marketing Digital, conte comigo.
A consultoria te ajudará a visualizar como trabalhar com novos produtos, montar uma rede de colaboradores, identificar potenciais clientes e até precificar esses serviços digitais.
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades