Case: João se capacita em Marketing Digital e vira líder em grande empresa
Ele se tornou a primeira pessoa da família a conseguir se formar e seguir uma carreira. Isso por si já era motivo de grande orgulho na casa de João Balbino. Mas o carioca, nascido e criado na favela do Jacarezinho, foi além. Hoje, ele é líder na área digital em uma grande empresa.
João já atuava como comunicador há anos quando viu no Marketing Digital um futuro promissor. Foi então que, em 2018, encontrou o curso do fundador da Escola Digitalista, Almir Rizzatto.
“Cheguei a fazer outros treinamentos antes, mas todos eram superficiais demais. Costumo dizer que o curso de Marketing Digital do Almir foi o mais importante dos meus 14 anos de carreira, porque, de fato, foi um divisor de águas”, disse.
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
A capacitação e o olhar atento para um setor que naquela época já era uma realidade renderam frutos. João chegou a conquistar 12 clientes, depois passou por uma agência e hoje lidera a equipe de redes sociais da Bagaggio, empresa número 1 no varejo de malas e acessórios de viagem no Brasil.
Conheça essa história inspiradora na entrevista abaixo:
Escola Digitalista: João, conte para nós sobre sua trajetória profissional, por favor.
João Balbino: Sou nascido e criado na favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio de Janeiro e fui a primeira pessoa da família a conseguir se formar e seguir uma carreira. Fiz Letras na UFRJ, mas me apaixonei por Comunicação.
Segui uma carreira normal, como assistente, analista júnior, pleno e sênior de Comunicação, passando pela Prudential do Brasil, Valia e Approach Comunicação. Fazia muito comunicação interna, mas optei por mudar para o Marketing por perceber que ali eu teria mais chance de me manter competitivo no mercado.
Na época, em 2017, eu via na Approach a quantidade de clientes de Comunicação diminuindo e, a de redes sociais, aumentando. Isso chamou minha atenção.
Escola Digitalista: Por que decidiu fazer o curso de Marketing Digital para jornalistas?
João Balbino: Em 2018, quando fiz o curso, não sabia nada de Marketing Digital. Uma amiga me indicou porque, como eu trabalhava com Comunicação, parecia fazer mais sentido.
Cheguei a fazer outros treinamentos antes, mas todos eram superficiais demais. Costumo dizer que o curso de Marketing Digital do Almir foi o mais importante dos meus 14 anos de carreira, porque, de fato, foi um divisor de águas.
Escola Digitalista: Acredita que o treinamento foi importante para você? Em que sentido? Quais foram os ganhos e as transformações que você teve?
João Balbino: Concluí o curso com a cabeça totalmente aberta à possibilidade de trabalhar atendendo clientes com Marketing Digital. E foi o que eu fiz.
Em 2018, comecei a gerenciar as redes sociais de uma hamburgueria perto da minha casa, de graça mesmo, para ter portfólio, e eles começaram a me indicar para outras empresas. Cheguei a ter uma equipe remota pequena, de duas pessoas, e atender 12 empresas simultaneamente.
Foi no curso que vi, pela primeira vez, um gerenciador de anúncios do Facebook, por exemplo, que conheci o Canva… O Almir tem uma visão muito empreendedora. Ele mostrava as ferramentas e explicava como eu poderia vender aquele serviço.
Escola Digitalista: Fale mais sobre as experiências que você já teve na área digital, seja com clientes que você atendeu ou em empresas que você atuou.
João Balbino: Hoje estou à frente das redes sociais da Bagaggio, empresa líder no varejo de malas e acessórios de viagem no Brasil. Lidero uma equipe de três pessoas, que é responsável por todas as redes e também marketing de influência da marca. Eu também tive uma agência por cerca de 2 anos, mas acabei quebrando na pandemia, pois grande parte dos meus clientes ficou muito tempo fechado.
A experiência que adquiri empreendendo me deu estofo para atuar em uma agência pequena, em 2021, e, no ano seguinte, passar no processo para a Bagaggio. Quando empreendi, atendi muitos clientes de ramos bem diversos, como clínicas de estética, marcenarias e restaurantes. E isso me deu uma visão de negócio muito rica, que senti que pesou no processo seletivo para a Bagaggio.
A capacitação do Almir foi importante porque me mostrou todas as possibilidades de ganhar dinheiro com as redes sociais e me preparou para começar meu próprio negócio. Isso foi fundamental quando eu estava começando. Na época, eu nem sabia que dava pra agendar post e pouco tempo depois estavam me pagando pra gerenciar as redes sociais de empresas.
Lembro que o Almir deu um modelo de contrato e de relatório que usei muito. E voltei no curso online dele algumas vezes para refazer módulos quando o cliente me pedia para fazer algo em que eu não tinha muita experiência.
Escola Digitalista: Deixe uma mensagem para os jornalistas, inclusive para aqueles que ainda não se abriram para atuar dentro do digital.
João Balbino: Sempre brinco falando para os amigos de Comunicação analisarem o número de vagas no LinkedIn relacionadas à digital e compararem com as de redação e funções mais comuns de Jornalismo. O número de digital é sempre muito maior e creio que a tendência é essa diferença aumentar.
Minha dica é que todo jornalista se permita ao menos fazer um curso de Marketing Digital para conhecer esse mercado. E recomendo demais os cursos do Almir, por experiência própria.
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades