Case: jornalista há mais de 30 anos, Rita se digitaliza e hoje trabalha com redes sociais
Depois de passar por grandes veículos de comunicação e participar de coberturas históricas, como a morte de Ayrton Senna e a chacina de Vigário Geral, a carreira de Rita Barreto mudou completamente de rumo. Em janeiro de 2021, ela foi contratada pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, no Rio de Janeiro, e hoje produz conteúdo para as redes sociais, além de atuar como assessora de imprensa do órgão.
Aluna dos cursos Redes sociais para jornalistas e Marketing Digital para jornalistas, da Escola Digitalista, Rita agora une as novas habilidades adquiridas com a sua ampla bagagem no Jornalismo.
Inscreva-se no curso Redes sociais para jornalistas (clique nos links abaixo):
➡️ Online, com aulas gravadas
➡️ Presencial, em 23 e 24 de setembro, em São Paulo-SP
“Para quem lida com pautas há 33 anos, conteúdo é o que não me falta. E os cursos que fiz com o Almir Rizzatto foram importantes na hora da minha contratação. Não basta ter três décadas de experiência e um currículo lotado de nomes de empresas se o jornalista não atender a demanda do mercado”, afirma a niteroiense, que atuou no Jornal do Commercio, rádios Tupi e Manchete, além das TVs Manchete, Record, Educativa e Globo.
Em 2017, quando também era professora universitária (cargo que ocupou durante 17 anos), Rita percebeu que era hora de se atualizar. “Depois de 30 anos de Jornalismo, senti a necessidade de buscar novos desafios. Demorei a entender que o Marketing Digital era o caminho fora do Jornalismo tradicional. Eu precisava ter um diferencial no meu currículo e a oportunidade veio com os cursos do Almir.”
Após se capacitar em Marketing Digital, a experiente jornalista se empolgou e participou do curso de Redes sociais para jornalistas. “O meu currículo e os treinamentos realizados na área digital me credenciaram para a vaga na Secretaria”, comemora.
Rita aproveita para deixar um recado para os colegas de profissão: “O Marketing Digital é uma ferramenta imprescindível para os jornalistas nestes novos tempos. Quem ainda não se rendeu ao digital será preterido pelo mercado de trabalho. É preciso estar sempre atualizado, inclusive com bons cursos no currículo. Tudo muda muito rapidamente”.
Inscreva-se no curso Redes sociais para jornalistas (clique nos links abaixo):
➡️ Online, com aulas gravadas
➡️ Presencial, em 23 e 24 de setembro, em São Paulo-SP