Jornalista digital: como deixar de ser analógico para sobreviver nesta nova era
Transformar-se em um jornalista digital é preciso. Neste mundo cada vez mais conectado, não há outra alternativa. Até por uma questão de sobrevivência.
E, muitas vezes, os profissionais analógicos acreditam que essa transição será sofrida. Principalmente aqueles que trabalharam muito tempo em redações de jornais, revistas, rádios ou TVs e nunca tiveram experiência com o online.
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Neste artigo, mostro que a jornada é muito mais fácil do que se imagina. Abaixo, listo cinco dicas para ajudar nesta caminhada para se tornar um jornalista digital.
1) Múltiplas frentes de atuação. Quando falamos em Marketing Digital, ou Marketing de Conteúdo, temos muitas possibilidades. Podemos começar falando do básico, que é a atuação como social media. Ou seja, você trabalha com a produção de textos e artes para redes sociais, realiza atendimento a usuários, monitoramento da marca, analisa métricas, entre outras funções.
Tem também os conteúdos com técnicas de SEO para sites e blogs. Hoje, conquistar um bom posicionamento orgânico em buscadores como o Google é o desejo de qualquer negócio. Por isso, essa é uma habilidade altamente exigida pelo mercado.
Indo além, encontramos o Inbound Marketing, uma das metodologias mais utilizadas no Marketing Digital. Nesta estratégia, produzimos materiais ricos, como e-books e guias, e criamos Landing Pages, que são as páginas de cadastro de leads.
Temos, ainda, a criação de newsletters, fluxos de automação, vídeos, podcasts, infoprodutos… Enfim, são diversas as atuações que o jornalista digital tem ao seu dispor dentro do Marketing Digital. E o melhor: conseguindo usar suas experiências como jornalista neste novo mundo.
2) Comece por algo ligado à sua experiência ou ao seu gosto. Para facilitar este processo de transição, você pode iniciar se apegando a uma expertise. É importante fazer esta auto reflexão para responder às seguintes perguntas: “Eu sou bom no que?” e “Em que eu me especializei ao longo dos anos?”.
Você também pode fazer essa análise não só no sentido de experiência, mas também sobre o que você gosta. No Marketing de Conteúdo, temos uma possibilidade real de, muitas vezes, trabalhar com aquilo que amamos.
Então, por exemplo, quem é bom em texto pode iniciar com posts para redes sociais e conteúdos com as técnicas de SEO. Aqueles que já trabalharam com vídeo podem focar sua atuação neste tipo de conteúdo, para redes sociais, YouTube e cursos online, por exemplo.
Cada um consegue carregar, do Jornalismo para o digital, para o Marketing de Conteúdo, suas experiências.
3) Não crie essa pressão de querer dominar tudo. Você levou quatro anos para se formar em Jornalismo. Não queira dominar todo o universo do Marketing Digital em apenas um mês. Isso só vai fazer com que você sinta mais dificuldades e queira desistir no meio do caminho.
É muito difícil você ser um expert em tudo. Tenha essa consciência para você fazer essa transição de uma forma muito mais tranquila e saudável. Até porque, principalmente se quiser começar a prestar serviços para o mercado, você pode (e deve) ter uma rede de parceiros.
Se você não é bom em alguma frente, como o meio audiovisual, por exemplo, tenha o contato de alguém que possa realizar esse serviço quando surgir um cliente com necessidade de conteúdos em áudio ou vídeo.
4) Tenha noção do todo. Sem dúvida nenhuma é importante você ter uma ideia geral do tipo de trabalho que pode ser realizado e dos resultados que podem ser entregues.
Inclusive, sempre temos em nossas turmas donos(as) de agências, muitas vezes profissionais mais seniores, que não dominam o digital, mas oferecem esses serviços. E, nestes casos, a dificuldade dos gestores é saber se seus colaboradores estão realmente fazendo o melhor que poderia ser feito.
Por isso que esses empreendedores fazem os cursos. Não para colocar a mão na massa, mas para saber dialogar com seus colaboradores e até acompanhar o que vem sendo feito. Afinal, como cobrar resultados de algo que não se domina?
5) Busque capacitação em cursos especializados. É inegável que o caminho mais fácil e rápido para ter essa capacitação é através de cursos especializados. Existem muitos conteúdos gratuitos espalhados por aí, mas eles não estão organizados em uma sequência lógica.
Aliás, lá atrás, por volta de 2009, quando comecei a estudar sozinho, perdi muito tempo caçando conteúdo e tive muitas dúvidas, porque eu não via nada para a minha atuação como jornalista e não tinha com quem conversar.
Agora, por exemplo, com o curso de Marketing Digital para jornalistas, da Escola Digitalista, o seu caminho está muito mais fácil. Pegue esse atalho para sua transformação em um jornalista digital.
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