Não cometa o mesmo erro que eu
Era março de 2014. Tínhamos na minha agência um grande cliente. A mensalidade dele representava uma parcela significativa do nosso faturamento total no mês. O que era para ser ótimo, na verdade, virou um problema. Por minha culpa.
Já eram cinco anos de prestação de serviço de assessoria de imprensa, com ótimos resultados. Àquela altura, o cliente, que era modesto quando iniciamos o trabalho, já tinha virado grande. Nós o ajudamos neste processo de mudança de patamar!
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Mas, sendo sincero, a longa relação e os resultados com este cliente nos acomodaram na agência. Acabamos nos acostumando com aquele ótimo fee mensal, como se ele fosse eterno. Era como se eu achasse que o cliente seria sempre dependente de nós, até por termos o ajudado a crescer. Só que um dia, do nada, ele solicitou a rescisão do contrato. Sabe por quê?
O cliente iria pegar aquela verba destinada a nós para investir em Marketing Digital. Uma agência chegou até ele com uma proposta bastante profissional para atuação digital e o convenceu de que o retorno (inclusive financeiro) seria muito superior ao de assessoria de imprensa.
Na época, nós até oferecíamos serviço de redes sociais, mas de uma forma muito básica. Só o feijão com arroz. Não se comparava ao escopo de trabalho oferecido pelo concorrente. Eu estava começando a estudar mais a fundo Marketing Digital, entender o processo para geração de leads, a metodologia Inbound Marketing, mas, para aquele cliente, já era. Não havia mais tempo. Fiquei arrasado.
É como eu sempre falo hoje para meus alunos: o mercado não tem mais espaço para amadores. Cada vez menos. Se você não for realmente PROFISSIONAL (lembre-se: ser “apenas” jornalista não é suficiente), os bons clientes, que são os que você deve mirar, vão buscar algo melhor no mercado.
Certamente, se eu e minha agência já estivéssemos prontos para trabalhar com Marketing Digital lá em 2014, não teríamos perdido o cliente. E evitaríamos aquele período triste de cortar gastos, diminuir a qualidade de vida até conquistar um novo cliente… Sim, porque isso é necessário quando somos empreendedores. Assim como acontece quando somos demitidos como empregados.
Então, não se acomode, seja num emprego fixo ou com um cliente. Nem um nem outro será eterno. E qualifique-se constantemente, pois esta era digital, com tantas mudanças o tempo todo, nos obriga a isso.
Ou você se torna um profissional melhor a cada dia ou certamente será substituído por alguém mais capacitado. Sem dó.
Compartilhe comigo se você já vivenciou algo neste sentido.
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