O poder dos podcasts: o vínculo emocional com a audiência
Quase três décadas depois da chegada da internet ao Brasil, os brasileiros encontraram uma forma de reestabelecer um vínculo afetivo com as histórias narradas em áudio.
Apesar de estarem na internet há mais de uma década, os podcasts, os quais considero primos de segundo grau dos programas de rádio e das radionovelas, tornaram-se uma grande sensação nos últimos dois anos e seu crescimento não deve parar tão cedo.
Estima-se que pelo menos 40% dos brasileiros conectados à internet já escutaram pelo menos um programa de podcast. Pelo menos é o que afirma uma pesquisa do Ibope, divulgada na Maratona Piauí CBN de Podcast, em maio de 2019. O estudo diz que são aproximadamente 50 milhões de pessoas no País que já interagiram, pelo menos uma vez, com esse tipo de mídia em áudio.
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Desse montante, quase metade (43%) adquiriu costume de escutar podcasts, após entrar em contato com esse tipo de conteúdo em áudio. Segundo o estudo do Ibope, 21,5 milhões de brasileiros ouvem pelo menos um programa a cada sete dias. Uma fração menor (32%), de 16 milhões de brasileiros, é ainda mais assídua: consomem os podcasts pelo menos três vezes em uma semana.
O que estaria por trás do fascínio pelos podcasts? A resposta ainda há de ser respondida por mais pesquisas, mas pelo menos um pedaço desse quebra-cabeça está acessível a todos nós.
Ao contrário da lógica do YouTube, em que os números de visualizações são astronômicos e podem beirar aos milhões, nos podcasts, a ideia é criar conexões mais profundas e íntimas com os ouvintes, mesmo que o número de reproduções não seja exorbitante.
As mesas de debates, as ficções e os tradicionais programas de entrevista ganharam uma nova forma de se vincular emocionalmente com a audiência.
Muito disso está atrelado à facilidade de consumo dos podcasts, que estão disponíveis on demand em diversas plataformas, além de ter uma linguagem totalmente informal e direta.
Outro ponto essencial é a capacidade de poder se entreter e se informar sem deixar de fazer outras coisas, como dirigir, estudar ou realizar tarefas domésticas.
Por conta dessa oportunidade, de encontrar um público grande, assíduo e apaixonado, muitos jornalistas, marcas e empreendedores decidiram se aventurar na produção de podcasts. A estratégia é boa, já que, hoje, a barreira de entrada e competitividade no setor ainda é baixa, se comparada ao YouTube ou o Instagram, por exemplo.
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