Podcast para jornalistas: respostas para as dúvidas mais comuns
Ao pensarmos em podcast para jornalistas, é normal nos depararmos com uma série de dúvidas sobre como começar a investir neste tipo de conteúdo. Ficar indeciso em relação a equipamentos ou não saber bem como começar a construir uma audiência fiel são questões muito comuns.
Se você também tem vontade de se tornar um podcaster ou mesmo já começou sua trajetória, mas tem dúvidas, esse artigo pode lhe ajudar.
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Podcast para jornalistas: respostas para perguntas frequentes
Para jornalistas, produzir um podcast pode até ser considerado algo fácil, considerando nossa habilidade em comunicação. Isso porque podemos aproveitar conhecimentos em produção, escrita, levantamento de fontes e entendimento de diferentes assuntos.
Ou seja, você tem todos os motivos para investir na produção deste tipo de conteúdo. Para te ajudar a ter mais confiança, confira dúvidas muito comuns para iniciantes nesse meio.
Por que se fala tanto em podcasts ultimamente?
Desde 2019 o mercado de podcasts está passando por um crescimento muito expressivo. E isso acontece tanto no número de ouvintes quanto na frequência de consumo.
Segundo a última pesquisa realizada pelo Ibope, em parceria com a Globo, no último trimestre de 2020, cerca de 28 milhões de brasileiros escutam podcasts semanalmente. Isso mostra que esse tipo de conteúdo tem uma penetração bem alta na população.
É claro que a pandemia de Covid-19 ajudou muito nesse sentido. Isso porque as pessoas ficaram isoladas, passando muito tempo em casa e sem contato social. Deste modo, encontraram no podcast um refúgio para sentir a sensação de pertencimento dentro de uma comunidade.
O amplo crescimento dos podcasts está atraindo tanto pessoas que desejam divulgar o próprio trabalho como também anunciantes, que enxergam esta mídia como um grande potencial de investimento. Por conta disso, abrem-se muitas vagas e oportunidades dentro da indústria.
Além da locução, em que áreas posso atuar no mundo dos podcasts?
Existem várias facetas que podem ser exploradas dentro da indústria de podcasts. Uma das principais funções é a de roteirista.
Os jornalistas têm uma facilidade com a produção de textos e pesquisa de assuntos. Isso tudo ajuda na construção de um roteiro bem feito e, claro, na produção de qualquer podcast. Então, o primeiro cargo dentro da indústria que eu vejo o jornalista entrando com mais facilidade é a criação de roteiros.
A segunda opção na qual um comunicador se encaixa bem é na produção. Produzir nada mais é do que organizar a agenda de todos os participantes do podcast, buscar fontes e garantir que tudo isso funcione na hora de gravar o programa.
É claro que também existe ainda a área mais técnica do podcast. Essa é a parte onde atuam profissionais que gostam da operação de equipamentos, ferramentas, entre outros. Aqui é preciso entender sobre captação de áudio, edição e postagem dos programas em diferentes plataformas da internet.
O que é o Anchor e quais os prós e contras dele?
O Anchor é uma plataforma que foi fundada em 2015. Era uma startup focada em conectar o feed RSS – um recurso de distribuição de conteúdo em tempo real baseado na linguagem XML e que armazena seus áudios – com agregadores, como o Spotify, por exemplo.
Então, o que o Anchor fez? Ele criou uma ferramenta capaz de unir esses dois recursos e distribuir automaticamente o conteúdo para as pessoas que estão escutando. Tudo isso em uma única ferramenta.
Essa é uma plataforma excelente e gratuita, que foi recentemente adquirida pelo Spotify, que tem investido muito nesta solução. Além disso, ele é muito intuitivo e a distribuição do conteúdo é feita automaticamente para mais de 80% dos agregadores.
O único ponto negativo do Anchor é que ele não é tão rebuscado. Então, se você tiver uma mesma marca e quiser fazer vários subprogramas dentro dela, terá que investir em um programa pago.
Qual é a melhor plataforma para aumentar o engajamento do meu podcast?
O Youtube está sendo muito utilizado pelos podcasters. Na verdade ela é, sim, uma ótima ferramenta para gerar engajamento porque tem um algoritmo bem refinado.
Prova é que se você pesquisar por podcasts no Youtube e assistir um ou dois programas, a plataforma já vai começar a recomendar esse tipo de conteúdo. E é justamente por conta disso que essa é a plataforma mais escolhida para aumentar o alcance dessa mídia.
Apesar disso, não basta apenas saturar seu canal do Youtube com podcasts. É preciso investir em estratégias baseadas em conceitos como SEO e Inbound Marketing para gerar tráfego orgânico, atraindo mais ouvintes.
Isso é mais sustentável a longo prazo e consiste em utilizar também redes sociais e blogs para distribuir seu conteúdo de maneira uniforme. Trabalhar várias plataformas em conjunto é a maneira mais certeira de gerar um maior engajamento e trazer bons resultados.
Lembrando que você precisa sempre ter em mente a intenção de criar em seus ouvintes o senso de comunidade. Deve-se unir as pessoas que buscam os mesmos assuntos, temas e discussões.
Isso é um desafio e pode demorar, mas gera ouvintes fiéis que continuarão acompanhando seu podcast.
Qual microfone devo utilizar como iniciante?
Essa é uma das dúvidas mais comuns de quem está começando nesta indústria. É muito normal que você não tenha um orçamento dedicado para isso no início e que não consiga adquirir microfones caros, que custam facilmente mais de R$ 4 mil.
É claro que é indispensável ter um áudio de qualidade e que os microfones mais profissionais do mercado têm um valor elevado, mas também é verdade que existem processos a serem seguidos quando investimos no podcast.
Isso significa que você pode sim começar a gravar seus programas com microfones mais acessíveis – de R$150 a R$200 – ou investir até mesmo naqueles que podem ser conectados no computador ou celular.
Então, é possível, sim, começar seu podcast com um orçamento mais enxuto e comprar melhores equipamentos ao longo do tempo, conforme aumentar sua experiência e audiência.
Com cuidados simples, como gravar em ambientes com menos ruído e evitar locais muito abertos, para impedir que seu material sofra com problemas de eco, você aumenta a qualidade do áudio com um microfone de iniciante.
Eu já organizei meu programa e estou pronto para começar, mas como posso monetizar meu conteúdo?
Você precisa ter em mente que o primeiro passo para monetizar seu conteúdo é construir uma audiência. Mas isso leva tempo e é preciso controlar suas expectativas.
O podcast é uma mídia mais intimista e, por isso, sua audiência será menor. Programas com mais de 500 mil visualizações e muitos inscritos são uma exceção dentro deste meio.
Dentro disso, um número de 5.000 a 10.000 ouvintes mensais é considerado uma audiência excelente. Com isso, você já consegue monetizar seu trabalho buscando patrocínio, afiliação de produtos ou até mesmo criando a sua própria loja virtual.
Invista em fidelizar sua audiência que os lucros virão!
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