SEO para jornalistas: descubra estratégias para aumentar a audiência de sites
Cada vez mais se fala em SEO para jornalistas. E com todo sentido, já que este é um conhecimento obrigatório para qualquer profissional de comunicação que deseja trabalhar no meio digital. Mas, para conquistar um bom posicionamento orgânico de sites e conteúdos, diversos fatores são levados em consideração.
Alguns acreditam que basta simplesmente escolher uma palavra-chave, com um bom volume de buscas, e aplicar no texto. Isso seria muito fácil, não é mesmo? Não é só isso.
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Neste artigo, compartilho estratégias que você deve começar a aplicar imediatamente para aumentar a audiência dos sites para os quais produz conteúdo. E pode apostar: essas dicas funcionam de verdade e trazem ótimos resultados.
SEO para jornalistas: “segurar” o leitor em seu site ajuda a melhorar ranqueamento
Quanto mais tempo os usuários permanecerem no site, mais autoridade esta página terá perante o Google. E isso é muito importante para SEO!
O Google leva diversos fatores em consideração na hora de ranquear conteúdos da web. E essa decisão de quem aparece com destaque ou não é baseada em dados.
Isso quer dizer que, mesmo que um leitor entre no site e goste do conteúdo, mas a duração da sessão seja pequena, para o Google esse material não foi bem aceito. E pior: houve uma rejeição. Porque a mensuração do buscador não é por sentimento, mas por dados.
Para evitar que isso aconteça, precisamos criar estratégias que aumentem o tempo médio de permanência dos usuários no site. Como podemos fazer isso? O primeiro passo é analisar o comportamento geral dos usuários.
Facilite o caminho para seu público leitor
Uma das principais características dos internautas, hoje, é consumir conteúdos de forma muito rápida. Em geral, a leitura fica restrita aos primeiros parágrafos. Por isso, uma dica é colocar diversos links após o segundo parágrafo. E, de preferência, conteúdos relacionados com o assunto da matéria.
Isso vai estimular o leitor a continuar navegando no site. Conscientes desse comportamento padrão dos usuários, grandes portais chegam até mesmo a utilizar não apenas links e títulos clicáveis, mas também imagens como forma de chamar atenção do leitor. Outros preferem incluir seus links em palavras-chave dentro do próprio texto.
Incorporar vídeos é outra estratégia de SEO para jornalistas
O uso de vídeos, junto com o conteúdo em texto, é mais uma técnica interessante para aumentar o tempo de navegação do usuário. Isso não significa que o leitor vai assistir todo o vídeo, mas pelo menos alguns segundos poderão já se somar à duração da sessão.
Incorporar publicações feitas em redes sociais também é uma forma de retenção que está sendo muito utilizada. Como os internautas já tem uma identificação muito grande com plataformas digitais, esse é um trunfo que agrada. Se for um post com vídeo, melhor ainda!
Unindo todas essas estratégias, você mostra para o usuário que seu conteúdo é relevante e, principalmente, que há diversos formatos para ele consumir. Além de outros materiais que ele poderá clicar facilmente e avançar.
Assim, o site terá leitores felizes, cada vez mais fiéis, um tempo médio de sessão maior e uma menor taxa de rejeição. E as consequências de tudo isso são uma maior autoridade do domínio perante o Google e um olhar diferenciado do buscador para o site.
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