SEO para jornalistas: descubra como escolher a palavra-chave
O SEO para jornalistas ainda é um assunto polêmico. Muitos profissionais acreditam que seus conteúdos serão prejudicados com a aplicação dessas técnicas. Mas essa visão equivocada se deve à falta de conhecimento sobre o tema.
Para esclarecer um pouco mais sobre o processo de escrita com SEO, neste artigo abordarei a escolha da palavra-chave. Esta é uma das etapas mais importantes para que o conteúdo consiga se destacar nos buscadores, como o Google.
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Mas, antes de falar sobre a keyword, quero explicar rapidamente o conceito de SEO. Ele é um conjunto de técnicas para ser usado em textos e páginas de blogs, sites e portais com o intuito de garantir um bom posicionamento orgânico.
Vídeos no YouTube também devem adotar o SEO, pois o Google costuma também colocar em evidência esse tipo de conteúdo nos resultados de busca.
A importância do SEO para jornalistas
Quando produzimos um material usando essas técnicas – e conseguimos um bom ranqueamento -, ficamos em destaque. E a consequência disso é que o público que queremos atingir irá localizar nosso texto ou vídeo.
Ou seja, passamos a ter mais alcance, acessos, views, repercussão… Enfim, a relevância do SEO para jornalistas é enorme, até porque veículos de comunicação, por exemplo, dependem de audiência para sobreviver.
SEO para jornalistas: dicas para nunca mais errar
Siga essas dicas simples para escolher a palavra-chave. Lembrando que você deve focar numa única keyword por material.
1) Confira o Google Trends. Se você trabalha com hard news, é indispensável que monitore sempre esta ferramenta do Google. Assim, você vai conferir em tempo real o que o público está buscando e produzir conteúdo mais assertivo, com uma palavra-chave de interesse.
2) Use o Ubersuggest para conteúdos atemporais. Se a instantaneidade do conteúdo não é uma preocupação, utilize sempre o Ubersuggest. Essa é uma ferramenta que mostra o volume mensal de buscas com diferentes palavras-chave, bem como o nível de dificuldade para ganhar posicionamento orgânico com cada keyword.
3°) Analise a concorrência da palavra-chave. Se você escreve para um canal de pequeno porte, evite keywords que têm dificuldade alta para SEO. Estas são mais indicadas para sites que já têm uma grande autoridade.
É verdade que, em geral, as palavras-chave que possuem maior volume de buscam têm uma concorrência maior. Mas, se você ou seu cliente ainda não possuem um porte para “brigar” com os grandes, não adianta insistir. Caso contrário, seu conteúdo ficará em páginas distantes da primeira, e você não terá resultados concretos.
Gostou dessas dicas de SEO para jornalistas? Aplique-as para seus materiais comecem a ter um melhor posicionamento nos buscadores.
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