Case: com capacitação, agência SAIFE acumula quase 50 clientes só no 1º ano e outros números incríveis
Em 2018, as amigas jornalistas Cibele Martins, Fernanda Lanza e Suellen Vallini resolveram literalmente abraçar uma causa: a do empreendedorismo. Elas decidiram largar a vida de freelancers para, juntas, criarem a SAIFE Comunicação.
Logo no início, o trio entendeu que, para a agência prestar um serviço de qualidade e crescer o negócio de forma sustentável, era preciso capacitação para as demandas na área digital. Então, Fernanda e Cibele fizeram o curso de Redes sociais para jornalistas. Depois, Cibele ainda participou do treinamento de Marketing Digital para jornalistas, também com Almir Rizzatto, idealizador da Escola Digitalista.
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Para uma agência recém-criada, os resultados são surpreendentes. Já no primeiro ano (cheio), foram 45 clientes conquistados. Para 2020, a previsão era de um crescimento de 40% no faturamento, se comparado com 2019, mas elas bateram 75%.
E se no início da SAIFE o foco era assessoria de imprensa, ao longo desta ainda breve caminhada a demanda principal passou a ser de redes sociais. Graças também ao fato de a agência estar preparada para atender o mercado.
“Eu diria que os cursos efetivamente abriram nossas cabeças e ampliaram nosso olhar. A partir disso, muita coisa surgiu, novas portas se abriram e nos sentimos mais fortalecidas para encarar um novo tempo, com ferramentas adequadas e nossa bagagem anterior sendo ressignificada”, explica Fernanda Lanza.
Confira abaixo a entrevista que fizemos com a sócia da SAIFE.
Escola Digitalista: Fernanda, por favor conte para nós a história da SAIFE Comunicação, como nasceu a ideia de criá-la…
Fernanda Lanza: A SAIFE nasceu da amizade de três jornalistas que já atuavam juntas como freelancers em projetos pontuais. Por conta da excelente sintonia e da demanda do mercado, que foi notadamente aumentando à medida em que as redes sociais foram se fortalecendo, acabamos formalizando nossa parceria.
No começo os trabalhos eram principalmente voltados para assessoria de imprensa e algumas ações em redes sociais. Foi então que compreendemos que seria necessária uma formação focada em redes sociais, tanto para atendermos às novas demandas quanto para ampliarmos as oportunidades nesta área.
Escola Digitalista: Em novembro de 2018, você e a Cibele fizeram o nosso curso Redes sociais para jornalistas, com o Almir Rizzatto. O que as levou a se inscreverem no treinamento?
Fernanda Lanza: Já fazíamos algumas coisas de redes sociais e estávamos sendo demandadas por novos projetos. Também enxergávamos que, neste contexto das redes, poderíamos desenvolver trabalhos e criar novas oportunidades.
Então decidimos fazer o curso, para que aquilo que fazíamos, de forma intuitiva e baseadas em nossas experiências anteriores, pudesse ser aprofundado, trazendo resultados efetivos para nossos clientes.
Escola Digitalista: Como foi o pós-curso? Se sentiram mais preparadas para trabalhar com redes sociais?
Fernanda Lanza: Já no decorrer do curso diversos insights foram surgindo e ali encontramos as ferramentas certas para potencializar o trabalho que estávamos fazendo. As consequências foram um tanto imediatas e logo pudemos começar a colocar em prática os aprendizados com novos clientes. Nos sentimos fortalecidas e seguras para oferecer novas soluções e defender com propriedade o trabalho que propomos.
Podemos dizer que, em quase dois anos de atuação, nossa empresa cresceu de forma acelerada e consistente, conquistamos uma carteira de clientes fixos expressiva (a maior parte deles de gestão de redes sociais), além de desenvolver jobs pontuais e parcerias virtuosas com outros profissionais e agências.
Começamos em 2018 com o atendimento a um cliente e, após um ano, já tínhamos atendido 45, seja para jobs pontuais ou contratos mensais. Em 2020, a gente tinha uma expectativa de crescimento de uns 40%, se comparado a 2019, mas alcançamos 75%. Foi surpreendente.
Escola Digitalista: O Almir sempre lembra o quanto você, em especial, ficou encantada com as ferramentas apresentadas, em especial uma para gerar relatórios.
Fernanda Lanza: Realmente aquela descoberta para mim foi sensacional! Nós continuamos fazendo nossos relatórios mensais, porque é o documento de prestação de contas para o cliente e dali extraímos o olhar estratégico para definir nossas próximas ações.
Portanto, o relatório é de grande importância e a ferramenta mostrada pelo Almir nos possibilitou reduzir o tempo que levávamos para montá-lo, que fazíamos de forma braçal. Assim, nos dedicamos à parte mais importante, que é a leitura e conclusão dos dados. Além disso, há dados que a ferramenta cruza que nem mesmo as plataformas o fazem, como estou vivenciando agora com o LinkedIn.
Fora os relatórios, temos a grande facilidade de programação das postagens, o que nos permite hoje trabalhar com o volume de clientes que trabalhamos. De forma manual, isso seria enlouquecedor e certamente poderíamos incorrer em erros e esquecimentos.
Quando você tem um ou dois clientes isso parece desnecessário, mas quando há um volume razoável, realizar o trabalho sem as ferramentas de otimização é tarefa impossível, além de ser um limitante para o crescimento do negócio.
Escola Digitalista: Em maio de 2019, a Cibele voltou para agora fazer o curso de Marketing Digital para jornalistas. Vocês queriam ampliar o escopo de serviços para ir além das redes sociais?
Fernanda Lanza: Mais do que isso, gostaríamos de trazer soluções para nossos clientes e seus negócios. Vimos esta demanda nascer com a gestão de redes sociais e entendemos que o trabalho estratégico envolve algumas frentes.
Também é necessário uma compreensão mais ampla do cenário para que possamos fazer orientações corretas e reais. Neste sentido, no mundo do marketing digital e das redes sociais é preciso uma atualização constante, pois as mudanças são quase que diárias, principalmente em tempos de pandemia e a consequente aceleração da transformação digital que o mundo está vivendo.
Escola Digitalista: Quais foram os principais benefícios e ganhos que vocês tiveram com as capacitações? Valeu o investimento? 🙂
Fernanda Lanza: O ganho mais objetivo foi no conhecimento de novas ferramentas e protocolos que potencializaram nosso trabalho. Há, no entanto, um benefício implícito que foi uma nova forma de olhar este novo cenário e pensar nossas estratégias dentro dele.
Eu diria que os cursos efetivamente abriram nossas cabeças e ampliaram nosso olhar. A partir disso muita coisa surgiu, novas portas se abriram e nos sentimos mais fortalecidas para encarar um novo tempo, com ferramentas adequadas e nossa bagagem anterior sendo ressignificada. Se o investimento valeu? Oh, se valeu!
Escola Digitalista: Deixe uma mensagem para os jornalistas que ainda estão reticentes a entrar neste universo do Marketing Digital.
Fernanda Lanza: Não percam tempo relutando contra novas formas de se comunicar. O marketing digital e as redes sociais são exatamente isso, novas ferramentas para um mundo que é nosso, o mundo da comunicação. Portanto, pegue toda sua experiência e conhecimento e se lance em novos desafios.
Com estudo e orientação corretos, em breve também estará por aqui falando com propriedade, empenho e trabalho sério. Do lado de lá há uma leva de empreendedores e empresas precisando de ajuda para se estabelecerem neste novo mundo digitalizado. Nós podemos ser aquele guia de expedição que vai à frente, levando o grupo, mostrando o caminho e ajudando a darem os passos certos.
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