Case: Mariela vira empreendedora após curso online e conquista 8 clientes em 4 meses
Após o nascimento do filho, em 2015, a jornalista Mariela Kakitani resolveu que seria mãe e dona de casa em período integral. Mas, três anos depois, ela queria ajudar nas despesas da família e voltar a trabalhar. De preferência, em sistema home office, em Londrina (PR).
Nesta época, apareceu em seu Facebook um anúncio do curso online de Marketing Digital para jornalistas, ministrado por Almir Rizzatto, que depois veio a fundar a Escola Digitalista. O conteúdo atraiu Mariela, mas ela ainda tinha dúvidas. Parecia aguardar de alguma forma um sinal. E ele veio.
“Um dia fui colocar meu filho para dormir e, por professar a fé cristã, sempre faço minhas orações diárias. Naquele momento fui orar sobre o curso e senti no coração que deveria fazê-lo”, disse a jornalista.
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
A partir dali Mariela começou sua trajetória empreendedora. E que caminhada! Dedicou-se muito ao treinamento online, continuou estudando, fundou a MCK Comunicação e Marketing Digital, participou de grupos de networking, foi atrás de clientes e agora, um ano e meio após o curso, acumula quase 10 clientes – 8 deles conquistados em 4 meses. Nos planos já estão alugar um espaço, contratar colaboradores e expandir.
“Se eu não tivesse saído da minha zona de conforto há um ano e meio, talvez ainda estaria pensando em como aumentar a renda da minha família ou teria ido para outra área.”
Leia abaixo a entrevista que fizemos com Mariela Kakitani e inspire-se na história deste novo case da Escola Digitalista:
Escola Digitalista: Mariela, fale para nós sobre a sua trajetória profissional, por favor.
Mariela Kakitani: Bom, eu me formei em Jornalismo em 2005 e, durante o período de faculdade, fiz estágio em duas rádios de Londrina. Foi uma experiência incrível, pois aprendi demais. Eu sempre amei rádio (apesar de não ter uma voz bonita… rs), tanto que meu TCC foi sobre o assunto.
Após a formatura, fiquei um pouco perdida, sem saber o que fazer. O mercado para jornalistas em Londrina nunca foi bom. Comecei então, de forma voluntária, a fazer o jornal institucional da igreja que frequento. Também era responsável por postar as notícias no site. Isso me deu uma base muito boa e, mais uma vez, queria adquirir experiência, colocar em prática o que aprendi em quatro anos de faculdade.
Surgiu a oportunidade de abrir uma agência de comunicação com um sócio. Escolhemos o nome, fizemos cartões de visita, mas o projeto nunca saiu do papel. Trabalhei em outras áreas, pois precisava de uma renda, pagar contas como todo mundo. Sempre me senti um pouco frustrada em relação a isso. Era ruim não trabalhar naquilo que eu amava fazer.
Em 2008, fiz uma especialização em Assessoria de Imprensa. Três anos depois me casei e me mudei para Extrema, no sul de Minas Gerais. Em dois meses, consegui uma vaga como assessora de imprensa na Prefeitura da cidade. Nossa, que experiência fantástica. Por ser uma cidade turística, gerava uma mídia espontânea muito grande. Tive contato com profissionais de grandes meios de comunicação. Cheguei a acompanhar uma equipe do Globo Rural que foi à Extrema fazer uma reportagem especial.
Em 2012, retornei para Londrina com a sensação de dever cumprido. Meus superiores na Prefeitura disseram que as portas estariam sempre abertas para mim ali. Isso demonstrou o bom trabalho que fiz lá e me encheu de grandes expectativas. Chegando a Londrina entreguei alguns currículos e não tive retorno. Novamente, tive que migrar para outra área de trabalho.
Escola Digitalista: 31 de julho de 2018. Por que você decidiu comprar naquele dia o curso online de Marketing Digital para jornalistas?
Mariela Kakitani: Meu filho nasceu em 2015 e eu optei em me dedicar só a ele. Seria mãe e dona de casa em tempo integral. Porém, alguns meses antes dele completar 3 anos, eu comecei a pensar que podia fazer algo para melhorar a renda da família. Na verdade, queria voltar para o mercado de trabalho, mas desejava algo que eu pudesse trabalhar em casa e tinha que ser no período em que meu filho estaria na escola.
Bom, um dia, rolando o feed de notícias do Facebook, apareceu um anúncio que me chamou a atenção: “Jornalista, é hora de se reinventar – Marketing Digital para jornalistas”. Cliquei e entrei no site do Almir. Vasculhei tudo, li muita coisa, mas não fiz a inscrição de imediato.
Conversei com meu esposo sobre a ideia de fazer o curso. Ele me apoiou, como sempre, mas eu ainda tinha dúvidas. Um dia fui colocar meu filho para dormir e, por professar a fé cristã, sempre faço minhas orações diárias. Naquele momento fui orar sobre o curso e senti no coração que deveria fazê-lo.
Escola Digitalista: Como foi o curso? Você começou a ver novas perspectivas já enquanto estudava? O que você vislumbrava com aqueles novos aprendizados?
Mariela Kakitani: O curso foi fantástico. Já na primeira aula fiquei encantada com este novo universo que estava surgindo para mim. Por ser online, aproveitei ao máximo. Sempre pausava as aulas para anotar tudo que o Almir estava falando. E que instrutor incrível, super didático e atencioso. Quando tive qualquer dúvida, sempre respondia aos meus e-mails. Ainda não tinha ideia do que fazer com todo aquele conteúdo aprendido, mas queria, sim, colocar tudo em prática.
Escola Digitalista: O que você começou a fazer após o curso? Já começou a ir atrás de clientes? Como foi o início e quanto tempo depois do curso você fechou o primeiro cliente?
Mariela Kakitani: Terminei de fazer o curso no final de outubro de 2018. Realmente não sabia como colocar tudo aquilo em prática. Um tempo depois, resolvi empreender e abrir minha própria agência, uma “eugência”. Queria trabalhar sozinha, pois já tinha tido uma experiência ruim quando tentei com um sócio.
Queria fazer tudo certinho, ter CNPJ, emitir nota fiscal, etc. Conversei com um amigo, que é designer gráfico, e ele fez minha logo e meus cartões de visita. Criei as redes sociais da empresa e comecei a gerar conteúdo, mas somente quando estava com o CNPJ em mãos e com o alvará de funcionamento da prefeitura fui atrás de clientes.
Comecei a visitar pessoas conhecidas, levar meu cartão, falar um pouco do trabalho que queria realizar. Não tive resultados imediatos com isso, mas sabia que levaria um tempo. Aproveitei para estudar mais, fazer outros cursos online, atualizar meu LinkedIn (sim, jornalistas, isso é extremamente importante) e me aprofundar ainda mais no Marketing Digital.
Em junho de 2019, fiz um segundo curso do Almir, o de SEO, mas dessa vez presencial. Foi tão bom quanto o primeiro, ou ainda mais, pois a troca de experiência com colegas de profissão foi algo maravilhoso.
Fechei oficialmente meu primeiro cliente em agosto de 2019, aproximadamente um ano após fazer o curso de Marketing Digital. Ele foi indicado por uma conhecida na qual havia entregado o meu cartão meses atrás. Fiquei muito feliz, pois ele precisava de alguém para produzir conteúdo com SEO para seu blog.
Comecei também a participar de um grupo de Whatsapp composto por profissionais da área em Londrina. Esses profissionais fazem um encontro a cada dois meses e resolvi participar de um deles. Lá pude compartilhar um pouquinho da minha história e experiência. Por meio desse encontro conheci uma pessoa que hoje é um grande parceiro meu. Temos alguns clientes juntos. Aliás, meu segundo cliente fechei junto com ele.
Escola Digitalista: Quantos clientes você tem hoje e como é seu dia-a-dia?
Mariela Kakitani: Atualmente tenho 9 clientes. Minha meta era 5 ou 6, mas tive que dobrar a meta… rs O mercado está aquecido nessa área, prova disso é que em quatro meses fechei 8 clientes. Estou cobrando valores um pouco abaixo do mercado, pois como estou no começo da jornada, preciso adquirir experiência.
Meu dia-a-dia é bem corrido, mas consegui me organizar para atender de forma satisfatória a cada cliente. Estou focada em produzir conteúdo com SEO e Gestão de Redes Sociais. Defini esse nicho de atuação, pois é algo que gosto e tenho uma maior facilidade. O Marketing Digital é muito amplo, existem varias áreas de atuação dentro dele. Creio que é melhor fazer uma coisa bem feita do que todas de qualquer jeito.
Escola Digitalista: O que você está achando desta área digital e o que planeja para seu futuro?
Mariela Kakitani: Estou extremamente encantada com a área digital e ela já é uma realidade. Estamos vivendo uma revolução digital. As pessoas se relacionam mais pelas redes sociais que pessoalmente. Não vai demorar muito também para jornais impressos e revistas migrarem de forma definitiva para o online. Os profissionais que não se adaptarem vão ficar para trás.
Tenho, sim, muitos planos para o futuro: alugar um local, contratar pessoas, expandir minha agência. Mas vou vivendo um dia de cada vez. Creio que o ano de 2020 será fantástico para os profissionais do Marketing Digital. Muitas empresas estão profissionalizando suas redes sociais, seus blogs, sites. E muitos já perceberam que o “primo do amigo do vizinho” não é tão capaz assim.
Escola Digitalista: De que forma você acha que o curso te ajudou e qual dica quer deixar para os colegas jornalistas?
Mariela Kakitani: Bom, esse curso mudou a minha vida profissional, e para melhor. Se eu não tivesse saído da minha zona de conforto há um ano e meio, talvez ainda estaria pensando em como aumentar a renda da minha família ou teria ido para outra área mais uma vez.
Temos que pensar fora do quadrado das redações e não ter preconceito pelo novo, pelas mudanças. Quando lia os cases de sucesso da Escola Digitalista, sempre pensava se um dia chegaria a ser um deles. E cá estou! Feliz da vida em estar contando um pouquinho da minha história para vocês.
Estou rica? Claro que não, e esse também não é o meu objetivo. Trabalhar com algo que amamos é espetacular e satisfatório. E quando sabemos que estamos no caminho certo? Quando um cliente te indica para outros e quando esse mesmo cliente tem tamanha confiança em você que nem questiona o seu trabalho, somente confia e colhe os resultados.
Por isso, eu super recomendo os cursos do Almir Rizzatto, não só o de Marketing Digital. Já fiz 3 deles e provavelmente farei mais.
CURSOS ONLINE: veja nossos treinamentos em formato EAD
AGENDA: confira as datas das próximas turmas presenciais
GRÁTIS: acesse e-books, videoaulas e outros materiais
GRÁTIS: cadastre-se para receber nossas novidades
2 Comentários
Almir, muito legal o depoimento da Mariela, inspirador mesmo…
Sim, uma história sensacional, Fleury.
Abraços,
Equipe Escola Digitalista